A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas das Minas ao Litoral, desde o século XVII, em busca de riquezas.
São mais de 1600 km de patrimônio cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Passear por ali é reviver o passado e a história do Brasil.
Em Abril deste ano tive a oportunidade de conhecer parte dessa rota. Aproveitando o aniversário da minha mãe e o feriado de Tiradentes, escolhemos São João Del Rei como nosso destino e cidade hospedeira.
Foram 6 horas de viagem até finalmente chegarmos. Ficamos numa pousada chamada Beco do Bispo, um lugar muito agradável e bem localizado! Como já era tarde e todos estavam morrendo de fome, saímos para dar uma voltinha pela cidade e procurar um lugar para jantar. Cada passo deixava a gente mais encantado, aquele lugar era realmente lindo e, em cada esquina, tinha uma igreja maior do que a outra!
Escolhemos um botequinho em frente á praça (e lógico, em frente à igreja!). Apesar de ser Abril, o frio estava digno de Julho, o que deixava tudo ainda mais charmoso.


Logo descobrimos que o esquema mesmo era ir para Tiradentes, que ficava a 20 minutos de São João Del Rei. A viagem é uma delícia, você vai passeando e observando a natureza exuberante que rodeia aquele lugar, quando vê já chegou!!!


Fizemos isso todos os 5 dias que ficamos por lá, a rotina era mais ou menos essa, acordar, tomar café, ir para Tiradentes, andar, andar, andar, almoçar, voltar para São João, descansar, tomar banho, ir para Tiradentes, andar, andar, jantar e voltar para dormir!

Falando assim parece cansativo, mas são tantos lugares para conhecer e tantos restaurantes tentadores que você nem sente!!
O que mais me encantou foi o artesanato local! Como eu sou interessadíssima no assunto, aquele lugar para mim era o paraíso do consumo e das idéias, trouxe muita inspiração para meus trabalhos!!! Cada loja que eu entrava eu tinha vontade de vir correndo para casa e começar colocar os novos aprendizados em prática, foi uma delícia.

Dicas interessantes:1- Conhecer Bichinho. É uma cidadezinha perto de Tiradentes, que apesar de não ter muita coisa diferente do que se vê por alí, no caminho tem o Museu do Automóvel e a Oficina de Agosto que são dois lugares imperdíveis!

2- Comer a Leitoa Pururuca do Dr. Luiz. Ele tem uma pousada em Tiradentes chamada Villa Paolucci e é lá que ele prepara esse prato que atrai um monte de turistas famintos!Você tem que ligar e reservar com pelo menos 1 dia de antecedencia, mas o programa vale muito a pena. O lugar é maravilhoso e acomida é realmente fantástica, fora o show, ele traz a leitoa e com uma maquininha ele pururuca ela na sua frente! E se vocês derem sorte de pegar um dia bonito, o almoço é servido ao ar livre, de frente para um lago, um cenário bem bucólico.


3- Passeio de trem. É bem turistico e divertido, você pega a Maria Fumaça em São João Del Rei e vai até Tiradentes. O passeio demora cerca de 40 minutos. Não tem muitos horários, mas de final de semana e feriado tem um esquema especial, é só se informar!

4- Como nós fomos no feriado de Tiradentes, pegamos a cidade em festa. Todos os dias a noite tinha banda na praça e muito movimento. Essa é outra coisa que recomento sem dúvida!