terça-feira, 21 de julho de 2009

Estrada Real

A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas das Minas ao Litoral, desde o século XVII, em busca de riquezas.
São mais de 1600 km de patrimônio cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Passear por ali é reviver o passado e a história do Brasil.

Em Abril deste ano tive a oportunidade de conhecer parte dessa rota. Aproveitando o aniversário da minha mãe e o feriado de Tiradentes, escolhemos São João Del Rei como nosso destino e cidade hospedeira.

Foram 6 horas de viagem até finalmente chegarmos. Ficamos numa pousada chamada Beco do Bispo, um lugar muito agradável e bem localizado! Como já era tarde e todos estavam morrendo de fome, saímos para dar uma voltinha pela cidade e procurar um lugar para jantar. Cada passo deixava a gente mais encantado, aquele lugar era realmente lindo e, em cada esquina, tinha uma igreja maior do que a outra!
Escolhemos um botequinho em frente á praça (e lógico, em frente à igreja!). Apesar de ser Abril, o frio estava digno de Julho, o que deixava tudo ainda mais charmoso.





Logo descobrimos que o esquema mesmo era ir para Tiradentes, que ficava a 20 minutos de São João Del Rei. A viagem é uma delícia, você vai passeando e observando a natureza exuberante que rodeia aquele lugar, quando vê já chegou!!!



Fizemos isso todos os 5 dias que ficamos por lá, a rotina era mais ou menos essa, acordar, tomar café, ir para Tiradentes, andar, andar, andar, almoçar, voltar para São João, descansar, tomar banho, ir para Tiradentes, andar, andar, jantar e voltar para dormir!



Falando assim parece cansativo, mas são tantos lugares para conhecer e tantos restaurantes tentadores que você nem sente!!

O que mais me encantou foi o artesanato local! Como eu sou interessadíssima no assunto, aquele lugar para mim era o paraíso do consumo e das idéias, trouxe muita inspiração para meus trabalhos!!! Cada loja que eu entrava eu tinha vontade de vir correndo para casa e começar colocar os novos aprendizados em prática, foi uma delícia.





Dicas interessantes:


1- Conhecer Bichinho. É uma cidadezinha perto de Tiradentes, que apesar de não ter muita coisa diferente do que se vê por alí, no caminho tem o Museu do Automóvel e a Oficina de Agosto que são dois lugares imperdíveis!


2- Comer a Leitoa Pururuca do Dr. Luiz. Ele tem uma pousada em Tiradentes chamada Villa Paolucci e é lá que ele prepara esse prato que atrai um monte de turistas famintos!Você tem que ligar e reservar com pelo menos 1 dia de antecedencia, mas o programa vale muito a pena. O lugar é maravilhoso e acomida é realmente fantástica, fora o show, ele traz a leitoa e com uma maquininha ele pururuca ela na sua frente! E se vocês derem sorte de pegar um dia bonito, o almoço é servido ao ar livre, de frente para um lago, um cenário bem bucólico.





3- Passeio de trem. É bem turistico e divertido, você pega a Maria Fumaça em São João Del Rei e vai até Tiradentes. O passeio demora cerca de 40 minutos. Não tem muitos horários, mas de final de semana e feriado tem um esquema especial, é só se informar!


4- Como nós fomos no feriado de Tiradentes, pegamos a cidade em festa. Todos os dias a noite tinha banda na praça e muito movimento. Essa é outra coisa que recomento sem dúvida!

4 comentários:

  1. Clara!! Adoreiii...demais suas coisas!
    parabénss!! bjuss

    ResponderExcluir
  2. MAZITCHA!!!!

    seus dots são vários hein mulher... além de escrever mto bem, digno de uma jornalista rsrsr, fazer artesanato, fotografar, e várias outras qualidades, agora a gente pode conhecer um pokinho de cada coisa atraves de vc...

    Má ficou mto bom seu Blog... show de bola. Adorei.
    Bjãooooo

    ResponderExcluir
  3. Minha menina linda que eu adoro..
    seu blog ta o maximo..alem das coisas interessantes e gostosas ,vc escreve muito bem
    parebens ORGULHO DA VOVÓ..rs..
    beijinhossss
    Vó Vera

    ResponderExcluir